La contemplación de un límite : Chávarri Estudio © Josemas Cutillas
<< La intima relación existente entre la arquitectura contemporánea y la capacidad transformadora en la vida de las personas. >>
La ciudad, Concéntrico
Foram 17 intervenções feitas pela cidade de Logroño, na região da Rioja na Espanha, criadas por equipes de arquitetos e designers de várias partes do mundo que propõem suas leituras contemporâneas do espaço público.
O Pavilhão Concéntrico, de autoria dos arquitetos Cássio Sauer (sauermartins), Elisa Martins (sauermartins) e Mauricio Méndez , foi o projeto premiado para a Plaza Escuelas Trevijano - o marco do Festival Internacional de Arquitectura e Diseño de Logroño.
O festival de arquitetura e design fomenta o exercício da capacidade criativa, crítica e de participação a partir do conhecimento e interação das pessoas com lugares, ruas, praças, pátios e espaços ocultos, que passam despercebidos na rotina do dia a dia.
Ele acontece anualmente e tem como objetivo explorar todo o potencial de aproveitamento das áreas públicas das cidades através da cultura e do despertar de uma cultura cidadã.
A edição ocorreu entre os dias 2 e 5 de setembro e ganhou continuação em Madri até o dia 31 de outubro de 2021.
La contemplación de un límite : Chávarri Estudio © Josemas Cutillas
<< La intima relación existente entre la arquitectura contemporánea y la capacidad transformadora en la vida de las personas. >>
La ciudad, Concéntrico
A intervenção busca refletir sobre o lugar, o urbano e o momento tão específico e desafiador que vivemos. neste sentido, a proposta reconhece a praça, os equipamentos públicos, a escultura, a árvore, relacionando-se com esse contexto específico. Composto por duas peças geométricas que se complementam - uma barra e um círculo - o pavilhão transforma por completo a experimentação desse espaço urbano através de poucos elementos.
O círculo aparece como um ponto de encontro por excelência, neste caso, configurando um novo espaço de centralidade – com a árvore no meio-, apoiado sobre uma pedra, o círculo não toca no chão, se eleva e flutua sobre a praça. A barra, por sua vez, intercepta e sustenta o círculo, gerando uma abertura e, ao mesmo tempo, um fundo para a escultura dos caminhantes. A expressão frágil e, ao mesmo tempo, monumental, do pavilhão encontra, em um desenho simples, a possibilidade de demarcação do espaço, de sinalizar uma transformação e produzir um movimento potente e efêmero.
A proposta é também uma manifestação da dualidade expressa pela constante superposição de contrastes: a instabilidade e o equilíbrio, o contemporâneo e o histórico, o muro que limita e o círculo que recebe, o espaço, de uma só vez, interior e exterior, o aberto e o fechado, o peso e a leveza. Uma narração de caminhos, de uma memória histórica e de novas perspectivas.
Tipos de espacios : Palma e Hanghar
<< Elementos de reflexión, de observación y despiertan el deseo de recuperar el placer por el lugar, por la ciudad, ofreciendo lo sensible y lo táctil para conectar la arquitectura con la gente. >>
La ciudad, Concéntrico
Junto com a sauermartins, queremos trazer aos empreendimentos a reflexão sobre a nossa relação com os espaços, sejam eles públicos ou privados, fazendo a nossa parte para a melhoria da cidade.